Nossa metodologia
Objetivo:

A Plataforma de Fontes ODS tem o objetivo de reunir em um mecanismo duas funcionalidades importantes para o monitoramento da implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil: (I) monitoramento do estado em que se encontra a efetivação do ODS, oferecendo as fontes para que os dados possam ser encontrados; (II) monitoramento dos status das fontes que oferecem dados sobre os ODS. Assim, o objetivo desse mecanismo é ser tanto um repositório de fontes para pesquisadores e sociedade civil que trabalham com a temática, quanto como um retrato da política de transparência do Estado.

Coleta das informações:

As fontes de dados identificadas na Plataforma foram coletadas a partir do material estatístico utilizado nos Relatórios Luz dos anos de 2020 e 2021, que inclui tanto as fontes oficiais do governo para o monitoramento nacional dos ODS, quanto outras fontes relacionadas com os respectivos temas. Os indicadores que não possuem fontes identificadas não aparecem na plataforma. Esses casos incluem os indicadores que o governo brasileiro categorizou como “sem dado”, “dado em análise/construção” ou que “não se aplica ao Brasil” e ao mesmo tempo os pesquisadores não encontraram fontes alternativas para analisá-los.

Análise das fontes:

O status das fontes corresponde a sua classificação levando em conta a periodicidade do dado em relação a última publicação, podendo, portanto ser classificada como "atualizada", se a publicação do dado está de acordo com sua periodicidade; "desatualizada", se a publicização dos dados deixou de ser feita dentro do espaço de tempo que o dado deveria ser produzido e publicado; ou "apagão de dados", se o dado não é atualizado há mais de dois ciclos completos de data para sua publicação, o que pode ser um indicativo do encerramento da produção do dado.

Atualização:

Essa base de dados é atualizada anualmente em função da elaboração do Relatório Luz. Última atualização: junho de 2021